Educação Profissional Tecnológica de Graduação
Caminho Promissor para a profissionalização em Nível Superior

 A educação profissional tecnológica de graduação, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho à ciência e à tecnologia, objetiva garantir aos cidadãos o direito à aquisição de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais haja utilização de tecnologias.

Os cursos de educação profissional de nível tecnológico são designados como cursos superiores. São cursos de graduação, com características especiais. Conduzem à obtenção de diploma de tecnólogo.

Assim, a graduação tecnológica é um dos três caminhos possíveis para a formação inicial em nível superior no Brasil. Os outros dois são o bacharelado e a licenciatura. Contudo, como se vê, para as áreas profissionais marcadas pelo emprego de tecnologias, os cursos de tecnólogos são indicados. Por isso, na era da revolução tecnológica, a educação profissional tecnológica de graduação experimenta também o seu franco desenvolvimento, alargando as possibilidades para a profissionalização em nível superior, com perspectivas promissoras para os estudantes.

 
 Enfoque de Competências nos Cursos Superiores de Tecnologia
 
Um dos diferenciais atuais dos cursos superiores de tecnologia é a ênfase que é dada, nesses cursos, à idéia da formação de um profissional com base nas competências necessárias ao seu desempenho no trabalho. 
Competência profissional é a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.
Assim, nos cursos de formação de tecnólogos, competência profissional não se limita apenas ao conhecimento. Envolve ação em dado momento e determinada circunstância, implica em um fazer intencional, sabendo porque se faz de uma maneira e não de outra. Implica, ainda, em saber que existem múltiplas formas ou modos de fazer.
 
Tecnologia em Eletrônica Industrial
A Diferença Profissional
 
Eletrônica Industrial é a Base Tecnológica da Indústria e de Outros Setores.
A Eletrônica Industrial fornece a base tecnológica para todo o desenvolvimento experimentado pela Indústria e outros setores nos últimos 60 anos. É ela que faz os modernos sistemas flexíveis de produção funcionarem. São esses sistemas, flexíveis e cada vez mais integrados em escala mundial, que levaram a indústria à atual era de produção para todo o Globo. Sem a Eletrônica Industrial, portanto, esses sistemas não funcionam e a Globalização, em sua dimensão da produção para o mercado global, tal como a conhecemos hoje, simplesmente, para.
  
Eletrônica Industrial está em toda Indústria e Outras Empresas e Instituições.
A Eletrônica Industrial é aplicável a todas as cadeias produtivas industriais e a outras empresas e instituições. Encontra-se tanto na indústria de manufatura quanto na indústria de processos contínuos. Está presente nos ambientes de produção, manutenção industrial, laboratórios e centros de desenvolvimento e pesquisa. São muitas as oportunidades de trabalho nas empresas eletrônicas, elétricas, montadoras automobilísticas e de aviões, gráficas, têxteis, químicas, metalúrgicas e de informática.
 
Eletrônica Industrial é imprescindível para a sobrevivência das Empresas.
Os níveis de qualidade, produção, produtividade e respeito ao meio ambiente, impostos pela economia atual só são obtidos de forma viável e competitiva, se empregadas técnicas de inovação tecnológica nos produtos e de automação nos processos de transformação e manufatura deles. É a Eletrônica Industrial que fornece os artefatos tecnológicos inteligentes, para isto. A Eletrônica Industrial é, pois, indispensável para a sobrevivência das empresas.
  
Eletrônica Industrial é Inovação Tecnológica e 
Inovação Tecnológica é Eletrônica Industrial.

A Eletrônica Industrial é uma das áreas em que a inovação tecnológica se faz mais presente. Diariamente surgem novidades nesta área, que rapidamente chegam às empresas. Nesse processo de inovação, a Informática, a Cibernética e, ultimamente, a Nanotecnologia, são áreas que tem encontrado na Eletrônica Industrial um terreno fértil para suas aplicações. Informática, Cibernética e Nanotecnologia têm como denominador comum a Eletrônica, que é a base de toda a moderna tecnologia. Eis aí um interessante caso de retro-alimentação, altamente contagiante e positiva: o Criador (a Eletrônica) impulsionando a Criatura (Informática-Cibernética-Nanotecnologia); e a Criatura, já crescida e desenvolvida, retornando ao Criador para contribuir com o seu desenvolvimento. Essa retro-alimentação positiva tem provocado avanços tecnológicos cada vez mais acelerados e promissores para a humanidade, a partir da indústria.
  

 

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL, NO
SENAI, FAZ A DIFERENÇA PROFISSIONAL
 
O Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial da Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta, planejado e ministrado de acordo com a metodologia de formação com base em competências é um caminho sólido para a graduação de profissionais capazes de responder aos desafios do mercado de trabalho.
  A aquisição de competências profissionais significativas para as indústrias e outras empresas e instituições é comprovada em várias dimensões:
a) por envolver a tecnologia eletrônica que é base dos equipamentos e sistemas modernos;
b) por ligar-se aos produtos e sistemas de automação industrial que, por sua vez, faz com que a eletrônica industrial penetre em, praticamente, todas as cadeias produtivas, principalmente nas regiões mais desenvolvidas do país, como é o caso da Região Metropolitana de São Paulo;
c) por desenvolver conteúdo tecnológico que desempenha papel decisivo no processo produtivo e nos produtos das empresas, logo, em sua vida; e
d) por ser sinônimo de inovação tecnológica, que está na raiz do processo de desenvolvimento dos dias de hoje.
 Além disso, o desenvolvimento do curso se dá sobre uma base de recursos físicos apropriada, composta por salas, laboratórios, biblioteca e outros ambientes. Trata-se de infra-estrutura propícia ao desenvolvimento das competências, com a tradicional marca do SENAI na formação profissional. Esta marca forte está baseada na junção correta entre teoria e prática, onde a prática profissional é vista como momento de construção e ampliação do conhecimento. Também se dá por meio da reflexão, análise e problematização e pela aceitação do conhecimento tácito, presente nas soluções criadas no ato pedagógico, fruto da relação entre professor e aluno.
 Nesse contexto, o Curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial no SENAI será, para você, a diferença que faz a diferença profissional no concorrido mercado de trabalho e emprego.