Depoimento de Leonardo Rudá, ex-aluno do Curso Eletricista da Indústria Audiovisual

 

"Fiz parte da primeira turma do curso de Eletricista para Audiovisual e na época foi a melhor escolha que fiz em relação a entrada no mercado de audiovisual. Isso porque eu conhecia pouco  da área e o curso contava com alunos e professores do mercado de audiovisual.

 O curso contava com uma parceria com as locadoras de equipamento de elétrica e aproveitei meus horários livres para fazer visitas regulares, uma vez dentro das locadoras tive acesso aos equipamentos usados nos filmes, pois a cada chegada ou saída, esses equipamentos são testados, muitas vezes precisavam de manutenção e outros tantos momentos, produções feitas nos estúdios da locadora precisavam de ajuda em seus projetos. Sendo assim o equipamento e a produção de um set de filmagem foram ficando mais e mais familiares. As aulas práticas nos estúdios, com diretores de fotografia do mercado selavam essa relação com o set de filmagem.

 Trabalhando em filmagem externa

 Leonardo Rudá  trabalhando em filmagem externa

Através dessas experiências comecei a trabalhar como estagiário em projetos fora do curso e logo já havia me tornado assistente de alguns deles. Meu objetivo final era ser diretor de fotografia então durante o curso eu já ficava atento à câmera e aos enquadramentos, isso me ajudou a entender melhor a respeito da própria construção da luz. Comprei minha câmera com os caches dos projetos que foram surgindo e acabei começando a trabalhar em paralelo como fotógrafo still de shows.

Depois de fazer o curso do Senai estudei algumas matérias teóricas no curso de AudioVisual da USP, onde conheci outros colegas de trabalho e fiz grandes amigos.

Em 2012 fiz um projeto de web-clipes com a cantora Bruna Caram chamado “Cantorices” para internet que acabou sendo um dos responsáveis pelo convite que recebi para fazer o clipe do Emicida no mesmo ano que foi o vencedor de melhor clipe do VMB da antiga MTV.

Em 2013 trabalhei com a diretora Tata Amaral em sua série de documentários chamado “Rua!” graças a indicação de amigos e ao documentário que eu havia filmado no mesmo ano a respeito das manifestações e que foi comprado pelo Netflix, chamado “20 centavos”.

Ex-aluno em filmagem pitoresca

Por fim, dirigi um DVD em homenagem aos 70 anos da Clara Nunes na voz da Fabiana Cozza, chamado “Canto Sagrado”.

Ao longo desses anos e das áreas que acabei trabalhando em audiovisual tive o prazer de cruzar com colegas de turma que atualmente são diretores de fotografia também ou gaffers ou até trocaram de área completamente, o que tenho para dizer a quem chega para estudar na nova turma, deixo meus parabéns e um conselho, nosso trabalho não se resume a um set de filmagem, portanto lembrem de que novos equipamentos e técnicas são desenvolvidas a todo instante, então a reciclagem é mais que necessária e saibam aproveitar bem o pós set, pois são eles que muitas vezes diferenciam um profissional do outro e garantem o próximo trabalho."



Leonardo Rudá  trabalhando em filmagem bem pitoresca