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Depoimento de Leonardo Rudá, ex-aluno do Curso Eletricista da Indústria Audiovisual
"Fiz parte da primeira turma do curso de Eletricista para Audiovisual e na época foi a melhor escolha que fiz em relação a entrada no mercado de audiovisual. Isso porque eu conhecia pouco da área e o curso contava com alunos e professores do mercado de audiovisual.
O curso contava com uma parceria com as locadoras de equipamento de elétrica e aproveitei meus horários livres para fazer visitas regulares, uma vez dentro das locadoras tive acesso aos equipamentos usados nos filmes, pois a cada chegada ou saída, esses equipamentos são testados, muitas vezes precisavam de manutenção e outros tantos momentos, produções feitas nos estúdios da locadora precisavam de ajuda em seus projetos. Sendo assim o equipamento e a produção de um set de filmagem foram ficando mais e mais familiares. As aulas práticas nos estúdios, com diretores de fotografia do mercado selavam essa relação com o set de filmagem.
Leonardo Rudá trabalhando em filmagem externa
Através dessas experiências comecei a trabalhar como estagiário em projetos fora do curso e logo já havia me tornado assistente de alguns deles. Meu objetivo final era ser diretor de fotografia então durante o curso eu já ficava atento à câmera e aos enquadramentos, isso me ajudou a entender melhor a respeito da própria construção da luz. Comprei minha câmera com os caches dos projetos que foram surgindo e acabei começando a trabalhar em paralelo como fotógrafo still de shows.
Depois de fazer o curso do Senai estudei algumas matérias teóricas no curso de AudioVisual da USP, onde conheci outros colegas de trabalho e fiz grandes amigos.
Em 2012 fiz um projeto de web-clipes com a cantora Bruna Caram chamado “Cantorices” para internet que acabou sendo um dos responsáveis pelo convite que recebi para fazer o clipe do Emicida no mesmo ano que foi o vencedor de melhor clipe do VMB da antiga MTV.
Em 2013 trabalhei com a diretora Tata Amaral em sua série de documentários chamado “Rua!” graças a indicação de amigos e ao documentário que eu havia filmado no mesmo ano a respeito das manifestações e que foi comprado pelo Netflix, chamado “20 centavos”.
Por fim, dirigi um DVD em homenagem aos 70 anos da Clara Nunes na voz da Fabiana Cozza, chamado “Canto Sagrado”.
Ao longo desses anos e das áreas que acabei trabalhando em audiovisual tive o prazer de cruzar com colegas de turma que atualmente são diretores de fotografia também ou gaffers ou até trocaram de área completamente, o que tenho para dizer a quem chega para estudar na nova turma, deixo meus parabéns e um conselho, nosso trabalho não se resume a um set de filmagem, portanto lembrem de que novos equipamentos e técnicas são desenvolvidas a todo instante, então a reciclagem é mais que necessária e saibam aproveitar bem o pós set, pois são eles que muitas vezes diferenciam um profissional do outro e garantem o próximo trabalho."
Leonardo Rudá trabalhando em filmagem bem pitoresca