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ANCHIETA´S CAR
O projeto batizado de Anchieta’s Car tem o objetivo proporcionar um aprendizado, extraclasse e de forma competitiva, entre os atuais alunos da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Anchieta”.
O projeto consiste na confecção de um carrinho para percorrer uma determinada distância, em linha reta, a partir de um pulso manual em um botão.
Regras da competição:
O projeto poderá ser desenvolvido em grupo ou de forma individual, sendo que o grupo deverá ser formado, no máximo, por três alunos.
- O projeto será desenvolvido extraclasse.
- O desenvolvimento do projeto deverá ser “orientado” por um professor.
- O custo do projeto é livre. O desenvolvedor arcará com todas as despesas.
- O circuito eletrônico de potência deverá ser desenvolvido em placa padrão. Não poderá conter no projeto microcontrolador e tão quanto qualquer tipo de sensor.
- A mecânica, chassi e motores, é livre.
- A competição será na quadra de esportes da Escola SENAI “Anchieta”. A figura 1 exemplifica uma demarcação;
1.1. Percurso a ser desenvolvido pelo carrinho: Entre 8 e 12m
1.2. Largura da pista: 2m
1.3. Área de frenagem: 4m2
- Largada:
2.1. O carrinho será posicionado com a linha central da roda dianteira no centro da faixa do gol da quadra de esportes para a largada, figura 1;
2.2. O competidor, de forma manual e única, pulsará um botão para o carrinho iniciar o percurso. A partir deste instante o carrinho não poderá sofrer intervenção do(s) competidor(es);
2.3. Cada carrinho poderá fazer cinco largadas;
2.4. Entre cada largada o carrinho poderá ser ajustado. O tempo máximo permitido será um minuto.
- Frenagem:
3.1. O carrinho deverá parar, frenar, com a área de uma das rodas da dianteira dentro da demarcação que será definida como área de frenagem. Ver ilustração na figura1.
- Penalidades:
4.1. Estará desconsiderada a largada, dentre as cinco permitidas, o carrinho que:
4.1.1. Parar com as áreas das rodas da dianteira depois das faixas laterais demarcadas como pista. Item 7.2. Penalidade não aplicada com o carrinho em movimento;
4.1.2. Parar com as áreas das rodas da dianteira antes da área de frenagem. Item 7.3. Penalidade não aplicada com o carrinho em movimento;
4.1.3. Parar com as áreas das rodas da dianteira depois da faixa que determina o fim da pista;
4.1.4. Tiver qualquer tipo de auxílio enquanto o carrinho estiver em movimento.
- Vencedor:
5.1. Será vencedor o carrinho que tiver a linha central da roda dianteira o mais próximo possível do centro da faixa que determina o fim da pista, sendo que:
5.1.1. Será considerada a melhor largada dentre uma das cinco efetuadas;
5.1.2. Será considerada a roda mais próxima da faixa que determina o fim da pista quando o carrinho não parar paralelamente a referida faixa.
- Desempate:
6.1. Em caso de empate o seguinte critério será aplicado para estabelecer o vencedor: Será feita uma largada conjunta, e considerado vencedor o carrinho que ultrapassar primeiro a faixa que determina o fim da pista, dentre quantas largadas forem necessárias.
Exemplos dos circuitos eletrônicos que podem ser utilizados:
i. Circuito Eletrônico de Controle: Configuração Monoestável no CI 555.
ii. Circuito Eletrônico de Controle: Configuração Astável no CI 555.