ANCHIETA´S CAR

O projeto batizado de Anchieta’s Car tem o objetivo proporcionar um aprendizado, extraclasse e de forma competitiva, entre os atuais alunos da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Anchieta”.

 O projeto consiste na confecção de um carrinho para percorrer uma determinada distância, em linha reta, a partir de um pulso manual em um botão.

 Regras da competição:

O projeto poderá ser desenvolvido em grupo ou de forma individual, sendo que o grupo deverá ser formado, no máximo, por três alunos.

  1. O projeto será desenvolvido extraclasse.
  2. O desenvolvimento do projeto deverá ser “orientado” por um professor.
  3. O custo do projeto é livre. O desenvolvedor arcará com todas as despesas.
  4. O circuito eletrônico de potência deverá ser desenvolvido em placa padrão. Não poderá conter no projeto microcontrolador e tão quanto qualquer tipo de sensor.
  5. A mecânica, chassi e motores, é livre.
  6. A competição será na quadra de esportes da Escola SENAI “Anchieta”. A figura 1 exemplifica uma demarcação;

Campo

1.1.    Percurso a ser desenvolvido pelo carrinho: Entre 8 e 12m

1.2.    Largura da pista: 2m

1.3.    Área de frenagem: 4m2

 

  1. Largada:

2.1.    O carrinho será posicionado com a linha central da roda dianteira no centro da faixa do gol da quadra de esportes para a largada, figura 1;

2.2.    O competidor, de forma manual e única, pulsará um botão para o carrinho iniciar o percurso. A partir deste instante o carrinho não poderá sofrer intervenção do(s) competidor(es);

2.3.    Cada carrinho poderá fazer cinco largadas;

2.4.    Entre cada largada o carrinho poderá ser ajustado. O tempo máximo permitido será um minuto.

 

  1. Frenagem:

3.1.      O carrinho deverá parar, frenar, com a área de uma das rodas da dianteira dentro da demarcação que será definida como área de frenagem. Ver ilustração na figura1.

 

 

  1. Penalidades:

4.1.      Estará desconsiderada a largada, dentre as cinco permitidas, o carrinho que:

4.1.1.       Parar com as áreas das rodas da dianteira depois das faixas laterais demarcadas como pista. Item 7.2. Penalidade não aplicada com o carrinho em movimento;

4.1.2.       Parar com as áreas das rodas da dianteira antes da área de frenagem. Item 7.3. Penalidade não aplicada com o carrinho em movimento;

4.1.3.       Parar com as áreas das rodas da dianteira depois da faixa que determina o fim da pista;

4.1.4. Tiver qualquer tipo de auxílio enquanto o carrinho estiver em movimento.

  

  1. Vencedor:

5.1.      Será vencedor o carrinho que tiver a linha central da roda dianteira o mais próximo possível do centro da faixa que determina o fim da pista, sendo que:

5.1.1. Será considerada a melhor largada dentre uma das cinco efetuadas;

5.1.2.       Será considerada a roda mais próxima da faixa que determina o fim da pista quando o carrinho não parar paralelamente a referida faixa.

 

  1. Desempate:

6.1.      Em caso de empate o seguinte critério será aplicado para estabelecer o vencedor: Será feita uma largada conjunta, e considerado vencedor o carrinho que ultrapassar primeiro a faixa que determina o fim da pista, dentre quantas largadas forem necessárias.

Exemplos dos circuitos eletrônicos que podem ser utilizados:

 

        i.  Circuito Eletrônico de Controle: Configuração Monoestável no CI 555.

 

        ii.  Circuito Eletrônico de Controle: Configuração Astável no CI 555.