- Home
Devido ao atual cenário e impactos provocados pelo novo corona vírus, COVID - 19, as aulas teóricas dos cursos presenciais serão ministradas de forma remota, ou seja, online "ao vivo" enquanto durar a pandemia
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA da Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta
Turmas com duração de 18 meses (1,5 anos)
- Carga Horária - 360 horas
- Aulas presenciais
- Turma 9MGF com aulas as terças e quintas-feiras (presencial),das 19h às 22h - Início previsto em 02/02/2021;
- Turma 1MGFS com aulas aos sábados (presencial), das 9h às 16h - Início previsto em 20/03/2021 (Nova data).
- Investimento de 18 parcelas de R$ 814,00, ou
- Investimento de 24 parcelas de R$ 611,00, ou
- Investimento à vista com 5% de desconto R$ 13.915,00.
Clique aqui para fazer sua inscrição
Ou entre em contato com o Coordenador Marcos A. Felizola Tel.: (11) 5908-9165, ou pelo WhatsApp.
Se preferir, entre em contato pelo WhatsApp
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO |
 |
Área do Conhecimento
O curso de é uma especialização em nível de pós-graduação Lato Sensu e está inserido na área de conhecimento do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios. Será oferecido de forma presencial.
O curso de MBA – Gestão de Facilities, busca complementar a formação profissional oferecida nos cursos de engenharia e em áreas tecnológicas de diversos ramos, entre eles: computação, Alimentos, Petróleo e Gás, Elétrica, Florestal, Industrial, Materiais, Energia, Química, Têxtil, Física, Mecânica, entre outros
O curso se propõe a conceituar a gestão de todos os serviços relacionados com a infraestrutura predial e com a atividade que é desenvolvido pela empresa, independentemente da área de negócios. Se propõe a apresentar ferramentas para gerenciar e fazer manutenções técnicas de instalações, gerenciamento de ambientes críticos, infraestrutura de telecomunicações, limpeza, segurança, paisagismo, gerenciamento de utilidades e serviços de suporte (expedição, compras, reprografia, recepção, copa, entre outros).
A Região Metropolitana de São Paulo, na qual está inserida a Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta, possui um parque industrial imenso e diversificado. Estas indústrias representam o maior campo de trabalho de nosso país, para especialistas na área de eletrônica industrial, com destaque para atuação na automação. Além disso, na região existe grande número de instituições de ensino, púbicas e privadas, que absorvem especialistas para atuar na formação profissional de adultos, jovens e adolescentes, em cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes.
Objetivos Educacionais |
 |
Objetivo Geral
O curso tem como objetivo geral formar especialistas que tenha condições de gerenciar, de forma integrada, serviços relacionados à infraestrutura predial e à atividade fim de uma empresa, analisando resultados, desempenhos e aplicando novas tecnologias.
Objetivos Específicos
- Atender a demanda por mão-de-obra com alta qualificação profissional exigida atualmente nas indústrias e organizações.
- Atender as necessidades de reciclagem e especialização de profissionais de nível superior na área de Gestão e Negócios.
- Aplicar conceitos de melhoria contínua, processos estruturados, dimensionamento de equipes e outros, contribuindo para a excelência operacional e competitividade no mercado.
Público Alvo |
 |
Candidatos
O curso de pós-graduação Lato Sensu é aberto a candidatos diplomados em cursos de graduação, engenheiros, tecnólogos, arquitetos e administradores de empresas atuantes no setor de operação de edificações. Também serão aceitos profissionais atuantes na área com outra formação em nível superior, desde que relacionada ao tema do curso.
Concepção do Programa |
 |
A Complexidade do mundo moderno exige o suporte de um conjunto de atividades que requer competência e profissionalização promovendo assim a competitividade e agregando valor ao negócio em si.
O Gerente de Facilities cumpre um papel importante nas estruturas empresariais públicas e privadas.
A integração e o alinhamento da infraestrutura com as estratégias de negócio exigem a especialização e o gerenciamento profissional durante todo ciclo de vida das operações nas organizações.
Os ambientes tais como edifícios comerciais e industriais, hospitais, shopping centers e outros necessitam, cada vez melhoria da eficiência dos recursos e serviços.
Neste contexto, o papel do Gerente de Facilities é cada vez mais importante nas estruturas empresariais públicas e privadas nos dias de hoje. Sendo necessário que este profissional detenha as competências necessárias para tal e seja formado especialmente para este fim
Com base neste cenário, o que motivou a concepção do curso foi a necessidade de formar um especialista com visão atualizada, capaz de inovar para transformar, capaz de assegurar qualidade, produtividade e sustentabilidade, com condições de atuar no mercado de forma ampla e também atender a área acadêmica
A vinculação entre teoria e prática, aspecto fundamental na metodologia adotada no curso, é praticada por meio de aulas expositivas, bem como pelo desenvolvimento de atividades em laboratórios com equipamentos industriais e didáticos adquiridos com recursos próprios da Instituição.
A Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta com seus recursos tecnológicos, máquinas, equipamentos, corpo docente motivado e qualificado, se apresenta como ambiente adequado ao desenvolvimento do potencial de seus alunos, por meio deste curso.
Grade Curricular |
 |
Disciplinas | Carga Horária |
Gestão da Infraestrutura Predial
Objetivo
Proporcionar uma visão integrada dos conceitos relacionados ao gerenciamento da infraestrutura da área predial e industrial, no âmbito privado e público. Analisando os aspectos relacionados as diversas atividades. Considerando os aspectos intangíveis e discutindo seu impacto no desempenho.
Ementa
Sistemas de Gerenciamento de Facilidades; definições; influências externas e internas; interações com a organização. Finanças aplicadas ao gerenciamento de facilities, Gerenciamento dos aspectos da manutenção, limpeza, coleta de resíduos, transporte de bem, controle de frota e outros. Introdução à logística e transporte. Importância da logística em empresas. O impacto da logística nos preços de materiais e serviços. Comunicação interna e com a imprensa, seleção de profissionais, treinamento, ética empresarial, qualidade. Questões legais, impactos e precificação de serviços.
|
30 Horas |
Metodologia do Trabalho Científico
Objetivo
Escrever um projeto de pesquisa como base para o desenvolvimento da monografia. Estruturar de acordo com o método científico. Analisar publicações técnicas. Diagramar respeitando as normas técnicas.
Ementa
Fundamentos científicos. Método científico e aplicação. Normas de redação de texto científico. Análise de textos de trabalhos acadêmicos e artigos científicos. Tema e delimitação do problema. Levantamento de bibliografia. Normas gerais para elaboração de referências. Projeto de pesquisa.
|
30 Horas |
Gestão da Manutenção
Objetivo
Desenvolver uma visão sistêmica dos aspectos relacionados ao gerenciamento da infraestrutura predial e industrial, da manutenção produtiva e seus impactos na qualidade, competitividade e desempenho da empresa. Aplicando técnicas de manutenção e confiabilidade. Elaborando planos de manutenção e inspeção.
Ementa
Visão sistêmica. Conceitos de Manutenção. Características da Manutenção Produtiva Total. FMEA. FTA. Planos de Manutenção e inspeção. Gestão de estoques e sobressalentes. Engenharia de Confiabilidade. Estudos de análise de falhas e riscos. Estudos de casos e práticas nas empresas. Softwares aplicados a manutenção. Segurança no Trabalho Procedimentos e Legislação.
|
60 Horas |
Gestão de Projetos
Objetivo
Proporcionar aos participantes o conhecimento teórico e prático da área de Gerenciamento de Projetos, de acordo com o padrão mundial do PMI (Project Management Institute).
Ementa
Conceitos relevantes. Práticas, geralmente aceitas de gerenciamento de projetos e o guia PMBOK. O contexto do projeto. Gerenciamento do escopo do projeto. Gerenciamento de prazos, recursos e custos do projeto. Qualidade das informações em um projeto. Comunicações dos projetos. Gestão da integração do projeto.
|
30 Horas |
Gestão de Documentos
Objetivo
Realizar a gestão de documentos integrada com os processos e outras soluções, utilizando técnicas e ferramentas tecnológicas, organizando o acesso, facilitando os processos de negócios, projetos e atividades de uma empresa sob a ótica do gerenciamento de facilities.
Ementa
Gestão de informação integrada. Gestão Eletrônica de Documentos. Elaboração, arquivamento e gerenciamento de documentos. Otimização do acesso a informação. Recuperação da informação. Redução do tempo. Softwares específicos. Organização do espaço. Redução de custos.
|
30 Horas |
Gestão de Pessoas
Objetivo
Desenvolver a Gestão de Pessoas, analisando competências individuais e coletivas. Construindo ajustes na relação do indivíduo com a organização. Analisando novas abordagens de Gestão. Compreendendo as estratégias e aspectos técnicos utilizados nas organizações.
Ementa
Gestão de pessoas nas organizações. Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Avaliação de desempenho. Remuneração e recompensas tangíveis. Administração das relações com o funcionário. Controle em recursos humanos. Tópicos da Legislação Trabalhista
|
30 Horas |
Gestão de Terceiros
Objetivo
Desenvolver a Gestão de Terceiros, analisando todos os aspectos estratégicos, administrativo e legais no contexto da gestão de facilities.
Ementa
Conceito de Terceirização. Histórico de Terceirização. Fundamentos para Gestão de Terceiros. Responsabilidade na Terceirização. Custos e benefícios. Gestão da Qualidade de terceiros. Administração estratégica. Gestão de riscos com terceiros. Aspectos trabalhistas e previdenciários. Estudo de caso
|
30 Horas |
Gestão de Operações e Logística
Objetivo
Analisar os principais aspectos das operações e sistemas de produção em conjunto aos métodos de distribuição logística no contexto da gestão de facilities.
Ementa
Conceitos de gestão de produção e operações. Objetivos de desempenho. Rede de operações. Rede de serviços. Previsão de Demanda e Gestão de Estoques. Logística reversa. Estratégias logísticas. Logística da cadeia de suprimentos. Logística e Distribuição. Métodos quantitativos Aplicados à Operação e Logística. Relações entre sistemas de produção, logística e estratégia de operações.
|
30 Horas |
Manutenção Eletrônica - Eficiência Energética
Objetivo
Avaliar, analisar e reparar circuitos eletrônicos, aplicando procedimentos e técnicas, bem como capacidades de gestão no contexto da gestão de facilities.
Ementa
Práticas de manutenção eletrônica. Normas Técnicas. Técnicas de montagem de componentes eletrônicos. Técnicas de montagem e desmontagem e recuperação de circuitos eletrônicos. Diagnóstico de falhas. Manutenção preventiva dos circuitos eletrônicos. Segurança no Trabalho Procedimentos e Legislação.
|
30 Horas |
Manutenção Elétrica e SPDA
Objetivo
Gerenciar as atividades de contratação de projetos, especificação, compra de materiais, execução, fiscalização e manutenção de instalações elétricas, telefônicas, dados, interfones, CFTV e SPDA em edificações, no contexto da gestão de facilities.
Ementa
Instalações elétricas prediais: normalização técnica, materiais, circuitos de iluminação e força, ferramentas, montagem de circuitos, medidas elétricas. Luminotécnica, simbologia, leitura e interpretação de projetos elétricos prediais, dimensionamento de condutores, eletrodutos e proteções, produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, fornecimento de energia aos consumidores, subestações abaixadoras, geradores de emergência, aterramento e proteção contra choques elétricos, segurança das instalações elétricas. Instalações telefônicas e rede de dados prediais. Instalações complementares: proteção contra descargas atmosféricas, antenas de TV, interfones, iluminação de emergência, alarmes, sonorização, sinalização. Segurança no Trabalho Procedimentos e Legislação. Estudo de caso.
|
30 Horas |
Manutenção em Refrigeração e Ar Condicionado
Objetivo
Gerenciar as atividades de contratação de projetos, especificação, compra de materiais, execução, fiscalização e manutenção em instalações de Refrigeração e Ar Condicionado, no contexto da gestão de facilities.
Ementa
Histórico, surgimento da manutenção e seu contexto atual. Refrigeração Industrial, Fundamentos da Termodinâmica Aplicada à Refrigeração, Sistemas de Refrigeração. Sistemas de Condicionamento de Ar. Sistemas de Manutenção: autônoma, preditiva, preventiva e corretiva. Procedimentos de manutenção. Legislação e normas técnicas referentes a manutenção, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Métodos de planejamento, rotinas, planos, custos, controle de estoque. Histórico e análise de vida de equipamentos. Softwares aplicados na manutenção. Estudo de caso.
|
30 Horas |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Docentes |
 |
Coordenador |
Marcos Antônio Felizola |
Docente |
Títulação |
Formação Acadêmica |
Danielle Miquilim |
Doutora |
Bacharel em Engenharia Elétrica. Mestre em Engenharia Mecânica. Doutora em Engenharia da Produção. |
Mauro Marchesi |
Especialista |
Graduado em Engenharia Industrial Elétrica e em Engenharia Operacional Eletrotécnica. Pós-graduado como Especialista em lato sensu em Administração da Produção - Inteligência Industrial e especialização (in company) em Marketing e Comunicação. |
Rudson de Lima Silva |
Mestre |
Bacharel em Engenharia Elétrica. Mestre em Engenharia Elétrica. |
Ivo Lima de Souza |
Especialista |
Graduado em Tecnologia Mecânica de Projetos. Graduado em Docência da Parte de Formação Especial do Currículo do 2º Grau – Esquema I. Pós-graduado como Especialista em Gestão de Projetos. |
Gisele Rosa Zuffo Lana |
Especialista |
Graduado em Gestão Empresarial/Adm e MBA em Administração Estratégica. Pós-graduado como Especialista em Novos Projetos (tecnologia em Facilities) - Organização e Qualidade - Programa 5S/Kaizen - Melhoria Contínua. |
Eduardo Nogueira Almeida |
Especialista |
|
Sandra Regina Vicente Cardoso |
Especialista |
Graduada em Psicologia; Pós-Graduação e Especialização em Administração de Empresa; Formação em Psicodrama, Jogos Cooperativos e Grupos Operativos, Treinamento e Desenvolvimento em empresas de médio e grande porte. |
Receba periódicamente nossa NewsLetter com informações sobre nossos cursos e eventos, clique aqui e faça seu cadastro.