AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ 11/11/2019

Para a inscrição o interessado deverá observar os seguintes procedimentos:

  • a. acessar e ler o Edital do processo seletivo no endereço, https://faculdades.sp.senai.br/informacoes, Informações;
  • b. escolher o curso pretendido no link Cursos de Graduação e clicar em “Inscreva-se”;
  • c. preencher eletronicamente o requerimento de inscrição indicando a Faculdade, o curso pretendido, o turno e concordar com as disposições do Edital do processo seletivo;
  • d. imprimir o boleto bancário correspondente à taxa de inscrição;
  • e. efetuar na rede bancária o pagamento da taxa de R$ 79,00.

 Conheça os processos seletivos anteriores 

Você quer fazer esse curso?  Clique na imagem e se inscreva

inscreva-se agora

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp

WhatsApp

 

Agendamento de Visitas

 

  • O Curso tem duração de 3 anos, organizado em 6 semestres.
  • As aulas são ministradas no período noturno de segunda a sexta-feira, das 18 h 25 min às 22 h e 50 min.
  • O Valor da mensalidade é de R$ 856,50.
  • Desconto financeiro de 2% para pagamento até a data do vencimento.
  • A partir do 2º semestre o aluno poderá obter um desconto financeiro de 18% caso se destaque em rendimento escolar ( aproveitamento e assiduidade) no curso superior, desde que manifeste interesse e seja indicado pelos docentes e selecionado pelo coordenador do curso para um dos seguintes programas:
        • Monitoria - apoiar a ação docente, visando seu aerfeiçoamento pessoal e profissional, bem como dos demais alunos;
        • Iniciação Científica -  Desenvolver projeto de iniciação cientifica em área relacionada ao curso, desde que esteja matriculado e seu projeto de iniciação científica seja aprovado previamento, conforme edital e regulamento.
      • Obs.: Sendo limitada a concessão desses descontos de acordo com a seguinte organização
        • Monitoria - até 02 (duas0 vagas por turma
        • Iniciação Científica - até  02 (duas) vagas por turma 

 

Grade Curricular

Organização Curricular da Graduação

 

Ementa de conteúdos

Considerando a metodologia de formação para o desenvolvimento de competências, a ementa de conteúdos apresenta, para o desenvolvimento de cada unidade curricular, os fundamentos técnicos e científicos ou as capacidades técnicas, as capacidades sociais, metodológicas e organizativas e os conhecimentos a estes relacionados.

  

Unidade Curricular: Circuitos Eletrônicos Analógicos

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de eletrônica analógica para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver de capacidades de gestão.

Conhecimentos

Formação do material tipo PN, Diodo semicondutor, Circuitos com diodos, Circuitos retificadores de meia onda e onda completa, Circuitos retificadores de meia onda e onda completa com filtro capacitivo, Diodo Zener, Regulador Zener, Diodo especiais, Transistores bipolares, e análise das junções NPN e PNP, Análise das polarizações emissor comum, base comum e coletor comum, Determinação do    ponto  quiescente  e levantamento da reta de carga, Transistor como chave, Fonte de tensão com transistor e Zener, Transistor de Efeito de Campo – JFET, Circuitos de polarização do JFET, Transistor de Efeito de Campo de porta isolada- MOSFET. Circuitos de polarização do MOSFET e Amplificadores Operacionais

 Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Eletrônica Analógica


Unidade Curricular: Circuitos Eletrônicos Digitais

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de eletrônica digital para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Sistemas de Numeração, Funções e portas lógicas, Álgebra booleana e simplificações, Aritmética digital: Operações e circuitos, Circuitos lógicos combinacionais, Circuitos lógicos sequenciais, Circuitos multiplexadores e demultiplexadores, Famílias lógicas, Memórias, Dispositivos lógicos programáveis: PAL,GAL,FPGA e ASICs.

 Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Eletrônica Digital e


Unidade Curricular: Circuitos Elétricos

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de eletricidade geral para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Conceitos de energia, carga elétrica, campo elétrico, força elétrica e potencial elétrico, Tensão elétrica, Corrente elétrica. Associação de geradores e receptores, Gerador de corrente e gerador de tensão, Máxima transferência de potência, Conceito de resistência elétrica, Tipos de resistências elétricas, fixas, variáveis e seu comportamento quanto a temperatura, Associação de resistores: série, paralela, mista, estrela e triângulo, Primeira e segunda lei de Ohm, Conceito de potência elétrica, Leis de Kirchhoff, Divisor de tensão e de corrente, Ponte de Wheatstone, Análise de circuitos por meio dos métodos de Maxwell, Thevenin, Norton e Superposição dos efeitos, Balanço energético de um circuito, Conceitos de Dispositivos Reativos, Conceito de capacitância, Capacitores fixos e variáveis, Associação de capacitores, Circuitos de temporização utilizando capacitores, Princípios de eletromagnetismo, Conceitos de indutância, Indutores fixos e variáveis, Associação de indutores.

Relés eletromecânicos, Conceitos de corrente e tensão alternada, Geração de um sinal alternado, Fontes de tensão alternada, Resistor, indutor e capacitor em corrente alternada, Conceitos de reatância indutiva e capacitiva, Conceitos e associação de impedâncias, Fundamentos do eletromagnetismo, Circuitos magnéticos, Transformador monofásico, Transformadores em circuitos trifásicos.

Princípios de conversão eletromecânica de energia, Máquinas elétricas de corrente continua e corrente alternada trifásica, Cálculo das perdas, rendimento, torque e conjugado, Máquinas de corrente contínua: características operacionais, acionamento do motor CC, aplicações especificas, Máquinas síncronas trifásicas.

Partida de motores trifásicos em estrela / triângulo e reversão de giro, Máquinas assíncronas monofásicas e trifásicas; características operacionais; controle de velocidade do motor, Máquinas especiais: motor de passo, motor universal, motor de histerese e motor de relutância.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Eletricidade e Sala de Aula.

  

Unidade Curricular: Circuitos Pneumáticos e Hidráulicos

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de pneumática e hidráulica para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Conceitos básicos de pneumática e hidráulica, Diagramas e símbolos normalizados, Conversor de sinais elétricos pneumáticos e hidráulicos,

Equipamentos de entrada, processamento e saídas de sinais, Normas padronizadas e simbologia lógica, Técnicas para elaboração de circuitos elétricos, pneumáticos e hidráulicos, Programação de rotinas em lógica de CLP, Válvula Proporcional, Bombas hidráulicas e motores hidráulicos, Atuadores hidráulicos e pneumáticos, Válvulas, Fluidos hidráulicos, Cálculos térmicos, Ar comprimido e fontes geradoras de energia pneumática.

Redes de distribuição e preparação de ar comprimido, Válvulas distribuidoras, de bloqueio, reguladora de fluxo e controladora de pressão pneumática, Movimentos, esquemas de comandos pneumáticos e métodos de aplicação das técnicas, Simulação de circuitos hidráulicos e pneumáticos.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Pneumática e Hidráulica e Sala de Aula

 

Unidade Curricular: Cálculo Técnico Aplicado

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de cálculo matemático para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Conjunto dos números reais, Funções reais e gráficos de funções elementares. Limites e continuidade das funções. Derivadas.Diferenciações e suas aplicações.

Derivadas de ordem superior.Cálculo integral.Geometria Analítica e Álgebra Linear.

Números Complexos.Séries e Seqüências. Variáveis Complexas e Transformada de Laplace. Equações Diferenciais Parciais e Ordinárias. Integral de três variáveis.

Estatística e Probabilidade. Cálculo Numérico. Ferramenta computacional de Cálculo Científico.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula


Unidade Curricular: Desenho e Simulação de Circuitos

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de desenho e simulação de circuitos com auxílio do computador, para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Sistemas de CAD eletrônico. Componentes de esquemáticos. Bibliotecas de esquemáticos. Simbologia segundo normas. Conexões entre componentes. Pesquisa de dados de componentes. Análise DC. Análise AC. Análise de Transiente. Análise de Fourier. Análise de Ruídos. Análise de Distorção. Análise de Monte Carlo. Componentes para circuito impresso. Metodologias para o roteamento. Otimização do circuito impresso.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula


Unidade Curricular: Desenho Técnico e Mecânica

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de desenho para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Normalização utilizada em desenho técnico. Caligrafia Técnica. Construções geométricas. Tamanhos padronizados de papel. Construção de margem e legenda.Perspectiva isométrica com elementos diversos. Estudo da escala para ampliação e redução. Projeção ortográfica com elementos diversos. Supressão de vistas. Corte total. Meio corte. Corte composto. Corte parcial. Representações especiais.Cotagens de elementos. Cotagens especiais. Dimensionamento de Máquinas: Cargas Variáveis; Fadiga; Concentração de Tensões. Projeto de Eixos e Árvores: Peças submetidas a torção e flexão; Critérios de Resistência; Normas ASME; Eixos submetidos a carregamentos diversos. Projeto de Engrenagens: Cinemática do Movimento, relações de velocidades, evolventemetria; Engrenagens cilíndricas de dentes retos, helicoidais, sem fim e coroa, dimensionamento a flexão e desgaste.Mancais de Rolamentos: Tipos; Classificação; Seleção de rolamentos.Mancais de Deslizamento: Lubrificação; Teoria Hidrodinâmica. Projeto de Parafusos: Parafusos de Potência; Parafusos de União; Parafusos submetidos a cisalhamentos. Projeto de Peças Soldadas: Peças submetidas a flexão; Peças submetidas a torção. Correias Planas e Trapezoidais: Seleção de Correias; Classificação e Seleção; Correntes; Aplicações Industriais. Movimentos Relativos às Máquinas e Equipamentos. Números normalizados para dimensionamento do Redutor.  Movimento Circular das Máquinas: Números. Dimensionamento de Transmissões.Caixa de Variação de Rotações

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula

 

Unidade Curricular: Física Aplicada

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de física aplicada, incluindo as principais grandezas elétricas e mecânicas, para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Mecânica Clássica. Movimentos Circulares. Ondulatória. Trabalho e Energia. Estrutura da Matéria. Eletromagnetismo. Óptica. Termodinâmica. Física Moderna.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula

 

Unidade Curricular: Fundamentos de Informática e Redes de Comunicação

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos de informática e redes de comunicação de dados para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Hardware e periféricos. Sistemas operacionais. Técnicas de pesquisa via Internet.

Aplicativos: Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Banco de Dados e Programas de Apresentação. Fundamentos de Lógica de Programação. Fluxogramas. Estruturas de decisão e síntese de algoritmos. Breve história das Redes de Computadores e da Internet.  Redes Telefônicas e Redes de Dados. Evolução das Redes de Dados, e da Internet. Arquitetura da Internet. Redes Locais. Protocolos de Comunicação.  Problemas de implementação de protocolos. Comutação por Circuito e Comutação por Pacotes. Noções de transmissão analógica e digital. Detecção de erros. Endereçamento de uma LAN. Hubs, Bridges e Switches. Redes sem Fio.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática, Laboratório de Redes Industriais e Sala de Aula.


Unidade Curricular: Metodologia do Trabalho Científico

Módulo:  Básico

Objetivo

Identificar fundamentos técnicos e científicos acerca da metodologia empregada no trabalho científico, para projetar, implementar e realizar manutenção em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial e desenvolver capacidades de gestão.

Conhecimentos

Principais estruturas da língua portuguesa. Técnicas de leitura aplicada. Técnicas de redação aplicada. Desenvolvimento da expressão oral. Metodologia de elaboração de trabalhos acadêmicos.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula

 

Unidade Curricular: Acionamentos Industriais

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de identificação, manuseio, montagem e validação de acionamentos, aplicadas à implementação de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Semicondutores de potência: Diodo, Tiristor, GTO, Transistor de Potência, MOSFET, IGBT. Características estáticas e dinâmicas. Circuitos de disparo. Proteções e Cálculo Térmico. Retificador não controlado: monofásico e trifásico. Retificador controlado:  monofásico e trifásico; aplicações. Conversor dual controlado por fase. Controladores de tensão alternada. Cicloconversores; Conversores CC/CC; Inversores; Aplicações. Circuitos Chopper. Inversores de Frequência. Maquinas elétricas de corrente contínua. Máquinas elétricas de corrente alternada. Encoders. Resolvers.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Eletrônica Industrial e Sala de Aula .

  

Unidade Curricular: Controle Aplicado

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de identificação, validação de acionamentos e aplicação de controle em produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Introdução aos sistemas de controle. Modelagem matemática de sistemas lineares. 

Análise de resposta transitória.  Ações de controle básicas e controle automático.

Análise pelo método de lugar das raízes. Projeto de sistemas de controle pelo método de análise das raízes. Análise no domínio da frequência. Projetos de sistemas de controle no domínio da frequência. Controle do tipo P. Controle do tipo I.  Controle do tipo D. Controle do tipo PID.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Eletrônica Industrial, Laboratório de Informática e Sala de Aula.

 

Unidade Curricular: Controladores Programáveis Industriais

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de manuseio de circuitos e programação com controladores lógicos programáveis, aplicadas à implementação de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Evolução dos Sistemas de Automação: Histórico e Tendências. Arquiteturas Típicas dos Sistemas de Automação. Lógica Combinacional e Controle Seqüencial. Controlador Lógico Programável - CLP. Elementos de Hardware: CPU, memórias, interfaces de I/O. Princípio de Funcionamento: operação básica.

Ciclo de execução. Configuração do Sistema de I/O. Expansão Local e Remota.

Configuração de IHM. Classificação dos CLPs. As Linguagens definidas pela Norma IEC 61131-3. Ferramentas para programação de CLPs. Linguagem Ladder (LD) e Lista de Instruções (IL). Instruções de I/O, temporizadores e contadores.

Implementação de circuitos: habilitações e intertravamentos. Linguagens de Alto nível: Texto Estruturado (ST) e Blocos Funcionais (FB).Sistemas de Supervisão: Histórico e Aplicações. Requisitos de hardware; Plataformas de operação.

Descrição e características dos softwares de supervisão. Desenvolvimento e Configuração: Especificação, Criação de telas, Criação do banco de dados, Configuração de telas, Testes, Documentação. Comunicação e Integração com CLPs. Análise e equacionamento de sistemas. Características de valores analógicos. Transdutores. Tratamento de um sinal analógico. Coleta de um sinal analógico. Controles de temperatura, pressão, vazão. Controle do tipo ON/OFF. Controles do tipo P, I, D e PID. 

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Redes Industrial e Sala de Aula .

 

Unidade Curricular: Medidas Elétricas

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de manuseio e aplicação de instrumentos e ferramentas de medição elétrica aplicados à implementação de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Conceitos de Metrologia, Calibração e Rastreabilidade. Medidas e Erros. Sistemas e Unidades de Medidas Elétricas. Medidores de potência. Medidores de Tensão e Corrente. Osciloscópio. Potenciômetros. Medições de impedância e grandezas correlatas. Pontes de corrente alternada. Medição de resistência de terra. Medição de fluxo e permeabilidade magnética. Calibração dos instrumentos. Precisão e sensibilidade dos instrumentos. Classe de exatidão. Introdução ao Processamento Digital de Sinais: Conversores analógicos e digitais CC; Técnicas de aquisição de dados; Software de aquisição de dados.Interface serial, paralela e GPIB em aquisição de dados.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Eletrônica Industrial e Sala de Aula.

  

Unidade Curricular: Microprocessadores e Microcontroladores

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de manuseio de circuitos e programação de microprocessadores e microcontroladores, aplicadas à implementação de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Introdução a Microprocessadores: Terminologia, símbolos e identificação. Arquiteturas de microprocessadores: Memória; Entrada/Saída; Dispositivos periféricos. Programação de Microprocessadores: Tipos e formatos de instruções; Modos de endereçamento; Linguagens assembly. Introdução a Microcontroladores: Terminologia, símbolos e identificação. Arquiteturas de Microcontroladores: Memória; Entrada/Saída; Dispositivos periféricos. Programação de Microcontroladores: Linguagens Assembly e C; Interrupções. Recursos internos: Conversores A/D e D/A; PWM; Comparadores; Comunicação RS232, SPI, I2C, 1wire, CANBUS e USB. Projeto prático de aplicações com microprocessadores.Digital Signal Processor – DSP. Implementação de filtros digitais com DSP.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Eletrônica Digital e Microcontrolaores e Sala de Aula.

 

Unidade Curricular: Gestão do Trabalho

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de aplicação de elementos de administração, voltadas à implementação de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Gestão das funções organizacionais. Empreendedorismo. Comunicação empresarial. Noções sobre economia e mercado. Noções sobre recrutamento e seleção de pessoas. Princípios éticos para os trabalhadores. Noções sobre Cargos, Salários e Remuneração.

Noções sobre Benefícios, Incentivos e Recompensas. Noções sobre Legislação Trabalhista, Previdenciária e Contratos. Problemas de discriminação racial enfrentadas por afro descendentes. Afro descendente brasileiro e o mercado de trabalho brasileiro.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula.

 

Unidade Curricular: Programação de Computadores

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de programação de computadores em linguagem de alto nível, aplicadas à implementação de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Características de uma linguagem imperativa e bloco-estruturada. Programação Orientada a Objetos. Estrutura básica de um programa. Operadores aritméticos e lógicos, constantes, variáveis e tipos de dados: numérico, lógico, caracter e string. Comandos de entrada e saída. Biblioteca de funções pré-definidas. Estruturas de controle de fluxo: sequência, seleção, seleção múltipla e repetição. Definição de tipos (typedef). Subprogramas: procedimentos e funções. Escopo de uma variável: locais e globais.  Passagem de parâmetros. Recursividade.

Tipos de dados estruturados: matriz, registro, arquivo. Ponteiros. Simulação de algoritmos pseudocódigo. Implementação de protocolos de comunicação. Softwares de comunicação entre equipamentos.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula.

  

Unidade Curricular: Redes Industriais

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de especificação, instalação e estabelecimento de conexões em redes industriais, aplicadas à implementação de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

 Conhecimentos

Definição, caracterização e classificação de sistemas industriais. Redes de comunicação para automação industrial. Requisitos demandados por aplicações industriais. Elementos básicos da automação industrial. Sensores industriais. Transdutores. Componentes opto-eletrônicos. Atuadores industriais. Tipo de soluções de automação industrial. Problemas e desafios associados com a automação. Definições básicas e classificação de Redes de Computadores. Modelo OSI/ISO.

Arquitetura TCP/IP. Redes Locais: Ethernet e CAN. Redes Foundation Fieldbus: Definições básicas; Modelo em camadas; Características de hardware e software; Principais blocos funcionais. Profibus.  Hart.  Ethernet Industrial. Modbus. DeviceNet. OPC Foundation: Introdução, classificação e propriedades. Projeto de Redes Industriais. Procedimento de projeto e avaliação de redes industriais.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Redes Industriais e Sala de Aula.

 

Unidade Curricular: Sistemas de Automação

Módulo:  Específico

Objetivo

Desenvolver capacidades de operação, programação e interfaceamento de robôs, máquinas ferramentas e sistemas de manufatura integrada por computador, aplicadas à implementação de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Introdução à Robótica Industrial. Descrição de um robô. Tecnologia de Robôs Manipuladores. Características de Modelagem e Controle. Controle de Juntas. Classificação de robôs. Sensores capacitivos, indutivos e ultra-som. Integração com outros elementos de uma célula robotizada: via sinais de I/O, com redes de campo, Ethernet, ligações série ponto a ponto e multiponto. Visão robótica: formação da imagem, geometria da imagem, imagem digital, calibração de câmeras. Automated Guided Vehicles - AGVs. Programação e simulação de robôs.

Robôs Móveis Autônomos. Aplicações de robótica. Conceitos de Máquinas-Ferramentas: CN eixos, interpolação, controle de trajetória e posição. Máquinas a CNC: Tornos, Fresadoras, Centros de Torneamento e Usinagem. Unidade de CNC: arquiteturas, componentes. Conceitos de manufatura integrada: flexibilidade, automação, integração; células flexíveis de manufatura (FMS), Linhas Transfer Flexíveis (FTL), manufatura integrada por computador (CIM), aplicação econômica de sistemas e células automatizadas de manufatura.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Robótica Industrial, Automação Industrial, Maquina e Ferramenta CNC e Sala de Aula.

  

Unidade Curricular: Gestão da Manutenção

Módulo:  Final

Objetivo

Desenvolver capacidades de aplicação de elementos de administração, voltadas à manutenção de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Desenvolver capacidades de interpretação, análise e aplicação de normas e elementos da qualidade, aplicadas à man

Conhecimentos

Introdução a Função Manutenção: conceito de manutenção, terminologia, histórico de manutenção, manutenção no Brasil, necessidades e mercado atual.

Organização de Departamento de Manutenção Industrial: objetivos de um departamento de manutenção industrial, perdas na manutenção industrial, responsabilidades de um departamento de manutenção industrial, organograma e etapas de implantação de um departamento de manutenção industrial.

Sistemas de Manutenção: centralizado, descentralizado, misto e matricial. Terceirização na Manutenção Industrial. Organização de uma oficina de manutenção. Métodos de Manutenção: preventiva, corretiva e preditiva. Manutenção produtiva total. Segurança do trabalho na manutenção. Dimensionamento Ótimo de Equipes de Manutenção: teoria das filas, política ótima de manutenção, modelo ilustrativo de manutenção preventiva, formulação matemática dos problemas de uma manutenção, dimensionamento ótimo de equipes de manutenção corretiva.

Custos no gerenciamento da manutenção: análise de custos na manutenção, centros de custo, custos de ciclo de vida – LCC, curva ABC, gestão de estoques.

Ferramentas Gerenciais: FMEA/FMECA, FTA, Ishikawa, análise de valor, MCDA, Brainstorm, MASP, PERT/CPM. Ferramentas estatísticas: método dos mínimos quadrados, método da máxima verossimilhança, distribuições contínuas, distribuição normal e log-normal, distribuição exponencial, distribuição de Weibull, distribuição gama generalizada.

Qualidade na Manutenção: qualidade e manutenção, manutenção e a norma ISO 9000, meio ambiente, ISO 14000 e a manutenção. Manutenção e Confiabilidade: manutenção centrada em confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade, manutenção produtiva total - TPM, manutenção centrada em confiabilidade - RCM, inspeção baseada em risco. Controle estatístico da qualidade: Shewart e a moderna engenharia da qualidade, variações de um processo, gráficos de ontrole por variáveis, interpretação dos gráficos de controle por atributos, semelhança entre os gráficos de controle por variáveis e por atributos, capabilidade de processos. Manutenabilidade e disponibilidade: previsão e escopo da manutenabilidade, distribuição dos tempos da manutenção, influência da manutenabilidade na disponibilidade.  Indicadores de desempenho de manutenção e confiabilidade.

  Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula.

  

Unidade Curricular: Manutenção e Aplicação de Programas

Módulo:  Final

Objetivo

Desenvolver capacidades de instalação, configuração, teste e elaboração de programas, aplicadas à manutenção de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Softwares disponíveis no mercado: aplicação, recursos e qualidade dos resultados. Sistemas Operacionais. Sistemas Supervisórios. Modelos de APM (Análise Postmortem) na manutenção de software. Detecção e Análise de Cenários Implícitos: Message Sequence Charts (MSCs)  e Diagramas de Seqüência da UML.

Documentação de Software: padrões de relatórios, padrões de históricos. Correções em programação de PLDs (PROMs, PALs e CPLDs), microcontroladores e CLPs. Novos produtos e tendências em software.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula.

  

Unidade Curricular: Manutenção de Circuitos Eletrônicos

Módulo:  Final

Objetivo

Desenvolver capacidades de avaliação, análise e reparação de circuitos eletrônicos, aplicadas à manutenção de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Componentes Eletrônicos: características físicas, características elétricas, aplicações. Montagem de placas de circuitos eletrônicos: tecnologias de fabricação de placas de circuitos eletrônicos, técnicas de soldagem e inserção de componentes eletrônicos, disposição dos componentes eletrônicos, técnicas de redução de EMI. Reparação de placas de circuitos eletrônicos:  técnicas de remoção de componentes eletrônicos, procedimentos de testes de circuitos e componentes eletrônicos. Instrumentos de medição: princípio de funcionamento , técnicas de utilização, modelos existentes e aplicações. Interpretação de circuitos eletrônicos: organização de esquemas eletrônicos, levantamento de esquemas eletrônicos, elaboração de circuitos eletrônicos. Testes em circuitos eletrônicos: elaboração de planos de teste, casos de teste, procedimentos de testes. Documentação Técnica: padrões de relatórios, padrões de históricos.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Eletrônica e Sala de Aula.

  

Unidade Curricular: Manutenção de Sistemas de Automação

Módulo:  Final

Objetivo

Desenvolver capacidades de instalação, configuração, teste e simulação em sistemas de automação, aplicadas à manutenção de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, bem como capacidades de gestão associadas.

Conhecimentos

Calibração multivariada. Sistema Internacional de unidades. Estatística metrológica. Padrões primários e secundários. Transferência AC-DC. Ligação à terra e proteções.  Padrões de conectividade: tipos de conexões e suas aplicações, especificações técnicas de conexões. Procedimentos de desligamento. Procedimentos de testes. Procedimentos de “start-up”. Qualidade de energia: verificação da qualidade de energia, supressão de ruídos, supressão de EMI, medição de harmônicos, cálculo de filtros de ruídos harmônicos. Organização, documentação e implementação de sistemas de controle de qualidade baseado na série de normas ISO 9000. Técnicas de Limpeza e Lubrificação: materiais utilizados, ferramentas utilizadas, produtos utilizados, organização do ambiente.

Técnicas de Lubrificação: materiais utilizados, ferramentas utilizadas, produtos utilizados, especificação de lubrificantes, organização do ambiente. Documentação Técnica: padrões de relatórios, padrões de históricos.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Automação Industrial, Robótica Industrial, Maquina e Ferramenta CNC  e Sala de Aula.

  

Unidade Curricular: Projetos Eletrônicos para Automação

Módulo:  Final

Objetivo

Desenvolver capacidades de gestão e de análise, concepção e elaboração de protótipos de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial.

Desenvolver capacidades de gestão e de interpretação, aplicação e análise de normas técnicas e legislação aplicadas ao projeto de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial.

Conhecimentos

Alternativas de controle: microprocessadres, microntroladores, lógica digital programável, CLP e outras alternativas utilizando tecnologia de ponta.

Alternativas de acionamento: transistor bipolar, IGBT, tiristores, inversores, conversores e outras alternativas utilizando tecnologia de ponta.

Oferta de componentes no mercado. 

Alternativas de linguagens de programação: programas montadores, ambientes de programação em linguagem C para microprocessadores e microcomputadores, ambientes integrados de desenvolvimento de alto nível.

Desenvolvimento de um projeto: apresentação da situação-problema relacionada com o projeto; análise e descrição do problema; elaboração do anteprojeto; validação do anteprojeto; elaboração do protótipo; apresentação.

Normas técnicas nacionais e internacionais no campo da eletricidade e eletrônica, compreendendo: Instalações elétricas; Equipamentos eletro-eletrônicos; Equipamentos eletrônicos para atmosferas explosivas; Dispositivos e assessórios elétricos; Instrumentação; Bens de consumo; Condutores elétricos; Iluminação; Compatibilidade eletromagnética.

Legislação aplicada ao projeto, compreendendo: Inovação Tecnológica; Propriedade Industrial; Licitações e contratos da administração pública; Meio ambiente. Direitos Humanos.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Projetos e Sala de Aula.

 

Unidade Curricular: Gestão de Projetos

 

Módulo:  Final

Unidades de Competência:  UC1

Objetivo

Desenvolver capacidades de gestão e de planejamento de todas as etapas envolvidas em projetos, incluindo estudo de viabilidade econômica e montagem da equipe executora.

Conhecimentos

Projeto: Definição; Características. Planejamento do projeto: definição de objetivos; justificativa; cronograma; técnicas de representação gráfica de atividades e suas relações. Definição de recursos: alocação de pessoas e material, distribuição do tempo e estabelecimentos de prazos. Estruturação de equipes. Liderança. Gestão da informação. Viabilidade econômica do projeto. Controle do desempenho.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula.

   

Unidade Curricular: Simulação de Projetos

Módulo:  Final

Objetivo

Desenvolver capacidades de gestão e de aplicação de programas e equipamentos para simulação de circuitos e sistemas eletrônicos para automação industrial.

Conhecimentos

Análise de sinais: espectral; de tempo e freqüência.  Simulação avançada de circuitos eletrônicos: Analógica; Digital; Mista; Em placa de circuito impresso;

 Análise de interferência eletromagnética; Análise térmica. Simulação em sistemas de automação industrial. Depuradores. Emuladores. Controle de qualidade de circuitos e programas.

Ambientes Pedagógicos

Laboratório de Informática e Sala de Aula.