Itinerário Formativo

 Itinerário Formativo é o conjunto de etapas que compõem a organização da Educação Profissional em uma determinada área, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos, constituindo a organização de uma trajetória de educação permanente e tendo como pressupostos a formação contínua, o desenvolvimento de competências e a flexibilização curricular. 

  

Iniciação Profissional

Educação para o Trabalho é o processo educativo que propicia condições de inserção genérica no mundo do trabalho. A Educação para o Trabalho ocorre no SENAI na modalidade Iniciação Profissional.

 

Iniciação Profissional é uma ação de Educação para o Trabalho, destinada a jovens e adultos, independentemente de escolaridade, visando a despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade de uma ou mais profissões. Tem duração variável.


Qualificação Profissional

 Formação Inicial é a educação profissional destinada a qualificar jovens e adultos, independentemente de escolaridade prévia e de regulamentação curricular, podendo ser oferecida, segundo itinerários formativos, de forma livre, em função das necessidades da indústria e da sociedade. Tem duração variável e carga horária mínima de 160 horas. Uma das modalidades de Formação Inicial no SENAI é a Qualificação Profissional.

 

Qualificação Profissional é o processo ou resultado de formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional definido no mercado de trabalho.

  

Formação Continuada

 Formação Continuada é o processo educativo que se realiza ao longo da vida, com a finalidade de desenvolver competências complementares, incluída, quando necessária, a elevação da escolaridade básica do cidadão trabalhador.

 Os cursos de formação continuada não estão sujeitos à carga horária mínima de 160 horas, tendo como requisito para ingresso comprovação de Formação Inicial ou avaliação ou reconhecimento de competências para aproveitamento em prosseguimento de estudos.

 A Formação Continuada no SENAI compreende as modalidades Aperfeiçoamento Profissional e Especialização Profissional.

 

Aperfeiçoamento Profissional

Aperfeiçoamento Profissional é a ampliação ou atualização de competências de um determinado perfil profissional desenvolvido na Formação Inicial, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou na Graduação Tecnológica.

        Especialização Profissional

Especialização Profissional é a ação educacional de aprofundamento de competências relacionadas a um determinado perfil profissional desenvolvido na Formação Inicial, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou na Graduação Tecnológica. Em geral, caracteriza uma nova função especializada. 

laboratório