PERIÓDICOS ELETRÔNICOS


Revista Brasileira de Mecatrônica 

A Revista Brasileira de Mecatrônica é um periódico gratuito e de livre acesso; é técnico-científico, publicação trimestral em fluxo contínuo, que tem como objetivo divulgar o conhecimento científico nas áreas de Mecatrônica, Indústria 4.0, Automação Industrial, Ciência da Computação com caráter multidisciplinar. Tem como foco a publicação de textos inéditos nas modalidades: artigos, resenhas, ensaios teóricos, relatos de experiência, além de replicações de trabalhos. 


Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tenologia e Inovação

O intuito do periódico de livre acesso e gratuito "Revista Científica SENAI-SP - Educação, Tecnologia e Inovação" é publicar trabalhos inéditos, resultantes de desenvolvimento teórico e conhecimentos teórico-empíricos que apresentem contribuições à sociedade e que estejam alinhados às linhas de pesquisa abordadas pela revista (Alimentos, Ciência da Computação, Design de Moda, Eletrônica Industrial,  Fabricação Mecânica, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Mecânica de Precisão, Produção Gráfica, Produção de Vestuário, Sistemas Automotivos, Polímeros, Educação, Ensino-Aprendizagem,  Informação Tecnológica, Indústria 4.0.).

 

Demais Portais e Bibliotecas Digitais de Acesso livre 

Além dos títulos mencionados acima, a Biblioteca também indica o acesso a portais de periódicos gratuitos, avaliados com peso B1 a B3 pelo Qualis CNPq, de áreas relacionadas aos cursos ofertados no SENAI de Mecatrônica Industrial. Abaixo, encontram-se os referidos títulos separados por áreas correlatas:

  

Periódicos Eletrônicos – Acesso Gratuito (Notas A1 a B3 no Qualis Capes)

 

  • AUTOMAÇÃO 

Controle & Automação: Revista da Sociedade Brasileira de Automática – B1

Revista brasileira que divulga e destaca a produção tecno-científica na área de automação.

Site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1759&lng=pt&nrm=iso


Modeling, Identification and Control (Online): a Norwegian research bulletin – B2

A revista publica artigos relacionados aos campos de Identificação, Modelagem e Controle. Os artigos são, em sua maioria, de origem dos países nórdicos. Pode ser lida em língua inglesa. 

Site: http://www.mic-journal.no/

  

  • ADMINISTRAÇÃO 

  The Qualitative Report – B2

Revista dedicada à escrita e discussão sobre ação, crítica e pesquisa qualitativa, da área da Qualidade.

 Site: https://nsuworks.nova.edu/tqr/


 Optimization – B3

A revista é um repositório online sobre otimização e tópicos relacionados, como Administração, Ciências e Engenharia, entre outros.

 Site: http://www.optimization-online.org

 

 RAE Eletrônica – B3

A RAE-eletrônica (Revista de Administração de Empresas) fomenta a produção e a disseminação de conhecimento em Administração de Empresas. A versão eletrônica disponibiliza com mais agilidade novos artigos. A Biblioteca também assina a versão impressa.

Site: https://periodicos.fgv.br/rae

 

Revista Alcance – B3

Revista publicada pela Universidade do Vale do Itajaí, de teor multitemático. Sua linha editorial está voltada para a área de Organizações e Sociedade, sendo indicada à alunos de graduação e pós-graduação interessados em Gestão e Administração.

Site: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/ra/index

 

Revista Brasileira de Gestão de Negócios – B3

Veículo voltado para a divulgação e fomento do debate científico em Administração, Economia e Contabilidade.

Site:  http://rbgn.fecap.br/RBGN

 

Revista de Negócios – B3

A revista dissemina e fomenta o conhecimento na moderna gestão de organizações visando a evolução do estudo e da prática dos negócios. Aborda temáticas como: reestrutura organizacional, tecnologia e capitalização, testes de validade (sucesso) de empreendimentos novos ou antigos, dentre outras. É publicada pela Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Site: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/index

   

  • CÁLCULO

Discrete Mathematics and Theoretical Computer Science – B1

Revista em língua inglesa, dedicada ao estudo de Análises de Algoritmos, Autômatos, Lógica, Semântica, Combinatória, Computação Distribuída e em Rede e Teoria dos Grafos.

Site: https://dmtcs.episciences.org/

 

 Mathematical Problems in Engineering – B1

A revista publica resultados de pesquisas, na área de Engenharia (abrange Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial, Sistemas de Manufatura e Engenharia Mecânica), realizadas através do uso de ferramentas matemáticas, como equações diferenciais e parciais, cálculo de variações, análise não-linear, dentre outras temáticas.

Site: http://www.hindawi.com/journals/mpe/contents/

 

  • COMPUTAÇÃO

International Journal of Computer Science and Applications – B2

A revista publica artigos que contribuem para novos resultados em áreas selecionadas da Ciência da Computação. É destinada a profissionais e pesquisadores em todos os campos da computação, para os programadores e fabricantes de software e hardware.

Site: https://airccse.org/journal/ijcsa/Archives.html

   

Journal of The Brazilian Computer Society – B2

O objetivo desta revista é publicar trabalhos originais de pesquisa, servindo como um fórum para disseminar pesquisas inovadoras em todos os aspectos da Ciência da Computação. 

Site: https://journal-bcs.springeropen.com/

  

Journal of Universal Computer Science – B2 

Revista da área da Ciência da Computação que publica artigos sobre as seguintes temáticas: hardware, organização de sistemas de computação, software, dados, teoria da computação, matemática da computação, sistemas de informação, metodologias computacionais, aplicações de computação e gestão do conhecimento, entre outras. 

Site: https://lib.jucs.org/

 

 Journal of Information Systems and Technology Management – JISTEM – B3 (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação) 

JISTEM tem a finalidade de difundir as pesquisas acadêmicas de alta qualidade e sólida estrutura metodológica oriundas das áreas de Gestão da Tecnologia, Sistemas de Informação e Ciência da Informação dentro de uma perspectiva multidisciplinar. A revista é publicada pela FEA, departamento da Universidade de São Paulo – USP. 

Site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=en&nrm=iso 

 

  • ELETROELETRÔNICA 

EURASIP Journal on Advances in Signal Processing – B1 

Revista dedicada a destacar os aspectos teóricos e práticos no Processamento de Sinais em novas e emergentes tecnologias. 

Site: https://asp-eurasipjournals.springeropen.com/

 

 Journal of Integrated Circuits and Systems - B1

Revista publicada pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica e pela Sociedade Brasileira de Computação, de acesso gratuito, que cobre as temáticas de Processos e Materiais, Dispositivos, Modelagem e Simulação, Projeto Analógico e Digital, Arquitetura de Computadores, Tecnologia CAD, Microeletrônica, entre outras.
Site: http://www.sbmicro.org.br/jics/ 

 

Revista IEEE América Latina 

A 9ª região do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers (América Latina) publica a Revista IEEE América Latina nos idiomas português, espanhol e inglês. Seus artigos técnicos são voltados para profissionais da área de Engenharia. 

Site: https://latamt.ieeer9.org/index.php/transactions/issue/archive 

 

  • FÍSICA APLICADA  

Revista Brasileira de Ensino de Física – B2 

A revista busca promover e divulgar a Física e ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo.  Publica artigos sobre aspectos teóricos e experimentais de Física, materiais e métodos instrucionais, pesquisa em ensino, história e filosofia da Física, política educacional e outros temas pertinentes e  de interesse da comunidade engajada no ensino e pesquisa em Física. 

Site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1806-1117&lng=en&nrm=iso  

 

  • MECÂNICA E MANUFATURA   

 Advances in Materials Science and Engineering – A2 

A revista publica artigos originais das áreas de Ciência de Materiais e Engenharia. 

Site: http://www.hindawi.com/journals/amse/contents/  

 

Acta Scientiarum. Technology – B3 

Revista publicada pela Editora da Universidade Estadual de Maringá que abrange áreas relevantes da Tecnologia, incluindo Engenharias, Física, Química, Matemática, Estatística, Geociências e Ciência da Computação. 

Site: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/index  

 

Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering – B1 

Revista publicada pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, de acesso gratuito, que cobre as temáticas de pesquisa, desenvolvimento e design relacionadas à ciência e tecnologia em Ciências Mecânicas e Engenharia, assim como alguns ramos da física e matemática aplicada. 

Site: https://www.springer.com/journal/40430 

 

  • TELECOMUNICAÇÃO 

Journal of Communication and Information Systems – B1 

Revista brasileira publicada em língua inglesa dedicada à área de Telecomunicações. 

Site: https://jcis.sbrt.org.br/jcis

 

  • EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

Revista Transmutare - B2

Revista brasileira publicada com periodicidade semestral, possui fluxo de submissão e publicação contínuos nas áreas de educação, aprendizagem e ensino. É uma publicação do Departamento de Educação (DEPED), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba.

Site: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/issue/archive

 

JORNAIS

A biblioteca disponibiliza a edição diária para leitura em seus espaços  das versões impressas dos jornais:

* Folha de São Paulo

https://www.folha.uol.com.br/

* Estado de São Paulo

https://www.estadao.com.br/

 

LINKS INTERESSANTES:

https://padlet.com/reibfontes/fontes-para-pesquisa-p22id9dzrtshwr4j

(Compilado de Fontes para Pesquisa)

https://maisdiferencas.org.br/biblioteca/livros-novo/

(Biblioteca digital especializada em materiais inclusivos)

https://biblion.odilo.us/

(Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo)

https://dorinateca.org.br/

(Biblioteca Dorinateca para Pessoas com Baixa ou Nenhuma Visão)

http://www.scielo.br/

(Scientific Eletronic Library Online)

 http://thescipub.com

(Banco de dados de Publicações científicas de acesso aberto)

 http://www.sbu.unicamp.br/portal/

(Portal das Bibliotecas UNICAMP)

 http://acervus.unicamp.br/

(Acervo das Bibliotecas UNICAMP)

 http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/

(Biblioteca Virtual da UNICAMP)

 http://dedalus.usp.br/F?RN=311623681

(Acervo das Bibliotecas da USP)

 http://www.usp.br/sibi/

(Biblioteca Virtual da USP)

 http://bdtd.ibict.br/

(Biblioteca Digital de Teses e Dissertações)

 http://www.abnt.org.br

(Organização Brasileira de Normas Técnicas)

 http://www.iso.org/iso/home.htm

(Associação Internacional de Normalização)

 http://www.biblioteca.sebrae.com.br/

(Biblioteca do SEBRAE )

 http://www.fundacentro.gov.br/

(Fundacentro – Saúde e segurança ocupacional)

 http://www.inmetro.gov.br/

(Instituto Nacional de Metrologia)

 http://www.inpi.gov.br

(Instituto Nacional de Propriedade Industrial)

 http://www.abinee.org.br

(Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica)

 http://www.abpa.org.br/

(Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes)

 http://www.abraman.org.br

(Associação Brasileira de Manutenção)

 http://www.abre.org.br

(Associação Brasileira de Embalagem)

 http://www.abimaq.org.br

(Associação Brasileira da Ind. De Máquinas e Equipamentos)

 http://portal.biblioteca.unesp.br/portal/athena/

(Acervo das Bibliotecas UNESP)

http://revistaeletronica.sp.senai.br

(Revista Eletrônica de Educação e Tecnologia do SENAI-SP)

 http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/index.php

(Cidadania e acesso à informação)

 http://www.periodicos.capes.gov.br/

(Portal de Periódicos e Banco de Teses e Dissertações - Capes)

http://www.capes.gov.br/

(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)