Agenda


 

 

Eficiência Energética

A energia pode representar até 40% do custo de produção das indústrias e as tarifas têm sofrido acréscimo constantemente.

Usar essa energia de forma mais eficiente pode representar um salto de competitividade para sua empresa.

Os especialistas do SENAI-SP possuem know-how e equipamentos de última geração capazes de monitorar perdas e desperdícios de energia na sua planta industrial e indicar soluções que poderão reduzir significativamente o custo com energia. Essa análise contempla os estudos nos sistemas de iluminação, os motores e acionamentos, os transformadores de energia, o sistema de ar comprimido e vapor , utilidades e processo produtivo.

 

 

Gerenciamento de Custos de Energia  

A energia elétrica representa uma parte importante do custo de produção das indústrias e as tarifas têm sofrido acréscimo constantemente.

Adequar o uso e o consumo da energia às estruturas tarifárias e contratos com a distribuidoras de energia, pode representar reduções significativas e um salto de competitividade para sua empresa.

Os especialistas do SENAI-SP realizarão estudos tarifários, farão a análise da demanda contratada, do fator de potência e da matriz energética industrial buscando alternativas para redução dos custos com energia elétrica, sem comprometer a segurança, a qualidade do produto nem sua capacidade de produção.

Elaboração de projetos de chamada pública

Mecanismo para implantação de ações de eficiência energética, onde a distribuidora emite um edital convocando para a apresentação de projetos de eficiência energética dentro de critérios técnico-econômicos definidos, para serem selecionados por critérios definidos pela Aneel. Os especialistas do SENAI possuem competência técnica para elaboração destes projetos de acordo com os critérios da concessionária. 

Laudo para Créditos de ICMS

A existência de uma legislação específica que permite os consumidores industrias requererem a título de crédito os valores de contribuição de ICMS referente a energia elétrica consumida na industrialização. Os especialistas do SENAI possuem competência técnica para elaboração deste laudo que abrange o levantamento da utilização dos insumos energéticos no processo de produção.

Inspeção termográfica 

A realização da termografia como suporte a manutenção preventiva, identificando pontos de aquecimento em virtude do mal funcionamento dos equipamentos, também podem ser considerados para a conservação do sistema elétrico da empresa bem como para conservação da energia.

 Estudo de CO-GERAÇÃO

O reaproveitamento energético dos sistemas se mostra uma grande oportunidade para otimizar os processos industrias. O Núcleo de Energia realiza diferentes analises identificando potenciais e diferentes oportunidades, elaborando uma análise técnico financeira para implementação.

 Energias Renováveis

A utilização de fontes renováveis de energia apresenta crescimento constante, a medida que a capacidade de ampliação de dos sistemas convencionais apresentam-se cada vez mais reduzida. O SENAI possui uma equipe especializada no desenvolvimento de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis, capaz de identificar as reais oportunidades de geração e desenvolver todo o estudo de viabilidade técnica-financeira e os projetos executivos.

 M&V

Os diagnósticos energéticos e as auditorias energéticas, bem como os projetos de eficiência energética necessitam de trabalhos especializados de Medição e Verificação que devem atender à protocolos internacionais e metodologias específicas. O SENAI possui especialistas certificados pela EVO no PIMVP capazes de identificar e aplicar a metodologia de M&V mais adequada ao projeto, garantindo imparcialidade e transparência aos projetos.

 

 

 Uso e Consumo de Energia

As palestras e Workshops  visam disseminar  importância das oportunidades de redução do uso e do consumo de energia junto as empresas e colaboradores das organizações, considerando um grande aliado para o aumento da competitividade , mitigando desperdícios e custos energia , Os eventos técnicos oferecidos são instrumentos de conscientização e de divulgação para o portfólio de serviços realizados pelo Núcleo de Energia.

 

Assessorias para Certificação

 

Certificação ISO 50001

Assessoria e implementação da ISO 50.001 Sistema de Gestão de Energia, norma especifica para o segmento de eficiência energética e que incorpora na organização diretrizes como uma política energética e indicadores de desempenho energéticos que são estabelecidos e monitorados pela equipe de gestão de energia. A equipe de especialistas do SENAI é composta por Auditores Lideres na ISO 50.001 e que oferece a assessoria total e necessária para a organização obter esta certificação e todos seus benefícios.

 

 

 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar