Eletrônica de Potência para Sistemas Industriais


Especialização em Eletrônica de Potência para Sistemas Industriais.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu-Especialização da Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta.

 Duração de 18 meses 

 Turmas aos Sábados das 9h às 16h.  Início em 02 de fevereiro de 2019.

 Investimento de 18 parcelas de R$ 814,00.


Faça sua incrição online 

Clique aqui

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

 Área do Conhecimento

O curso de Especialização “Lato Sensu” está inserido na área de conhecimento do Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais.

Nesse sentido, torna-se fundamental, para o contínuo desenvolvimento da área, que profissionais atuantes tenham competências adequadas aos novos cenários e desafios. Cenários estes, balizados por acelerada evolução tecnológica e pelo ajuste das empresas aos mais elevados padrões de desempenho.Considerando que as buscas por ganhos de qualidade, produtividade e competitividade vêm sendo alicerçadas pela inovação tecnológica no âmbito do produto e do processo. Entender e atuar frente às novas demandas de mercado tem sido o grande desafio para os profissionais da área de Eletrônica Industrial, e o SENAI-SP encara como oportunidade o oferecimento de cursos avançados de aprimoramento profissional.

 O curso de especialização em “Eletrônica de Potência para Sistemas Industriais”, também no intuito de complementar a formação profissional oferecida pelos cursos de graduação nas áreas citadas no parágrafo anterior, propõe atender uma necessidade específica no desenvolvimento dos circuitos de Eletrônica de Potência utilizados em sistemas de acionamentos e controle de máquinas elétricas e fontes de energia aplicados em sistemas industriais.

 A Eletrônica de Potência pode ser definida como a aplicação da eletrônica de estado sólido para o controle e conversão da energia elétrica.

O mercado para Eletrônica de Potência está em crescente desenvolvimento. Os processos industriais modernos exigem, cada vez mais, confiabilidade. Neste contexto, os controles dos circuitos de acionamento de potência exigem componentes velozes e confiáveis, tais como: IGBT’s, SCR’s, TRIAC’s, LASCR’s, GTO’s, SIT’s e MCT’s.

A importância comercial da Eletrônica de Potência pressupõe que sua aprendizagem seja de forma a conduzir o estudante ao raciocínio de desenvolvimento de projetos, análise de resultados e busca de solução de desafios. Investiga- se, assim, o emprego de aplicações práticas que permitam desenvolver- lhe capacidade de medição e análise de sistemas reais (MC SHANE et al, 2001).

A Região Metropolitana de São Paulo, na qual está inserida a Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta, possui um parque industrial imenso e diversificado. Estas indústrias representam o maior campo de trabalho de nosso país, para especialistas na área de eletrônica industrial, com destaque para atuação na automação. Além disso, na região existe grande número de instituições de ensino, púbicas e privadas, que absorvem especialistas para atuar na formação profissional de adultos, jovens e adolescentes, em cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes.

Objetivos Educacionais

Objetivo Geral

O curso tem como objetivo geral formar especialistas que tenha condições de avaliar as etapas eletrônicas de potência, concebendo circuitos, analisando desempenhos e aplicando novas tecnologias.

 Objetivos Específicos

  • Atender a demanda por mão-de-obra com alta qualificação profissional exigida pela evolução tecnológica atual nas indústrias.

  • Atender as necessidades de reciclagem e especialização de profissionais de nível superior na área da Eletrônica de Potência.

  • Envolver profissionais na melhoria contínua dos processos e equipamentos industriais.

Público Alvo

O curso de pós-graduação “Lato Sensu” é aberto a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores em áreas relacionadas à elétrica, eletrônica, mecatrônica, automação e afins.

 Concepção do Programa

Na indústria, diversos são os equipamentos eletrônicos utilizados nos processos de fabricação. Em todas as etapas de produção existem dispositivos que são acionados por circuitos eletrônicos de potência, que muitas vezes são comandados por controladores lógicos programáveis, microcontroladores, microcomputadores, entre outros. 

Com base neste cenário, a necessidade de formar um especialista com condições de atuar na indústria e também atender na área acadêmica, com visão atualizada das tecnologias disponíveis e emergentes no segmento da Eletrônica de Potência, motivou a concepção do curso.

 A vinculação entre teoria e prática, aspecto fundamental na metodologia adotada no curso, é praticada por meio de aulas expositivas, bem como pelo desenvolvimento de atividades em laboratórios com equipamentos industriais e didáticos adquiridos com recursos próprios da Instituição.

 A Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta com seus recursos tecnológicos, máquinas, equipamentos, corpo docente motivado e qualificado, se apresenta como ambiente adequado ao desenvolvimento do potencial de seus alunos, por meio deste curso.

 

Conteúdo Programático


Módulo 1: Metodologia do Trabalho Científico

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Escrever um projeto de pesquisa como base para o desenvolvimento da monografia. Estruturar de acordo com o método científico. Analisar publicações técnicas. Diagramar respeitando as normas técnicas.

Ementa

Fundamentos científicos. Método científico e aplicação. Normas de redação de texto científico. Análise de textos de trabalhos acadêmicos e artigos científicos. Tema e delimitação do problema. Levantamento de bibliografia. Normas gerais para elaboração de referências. Projeto de pesquisa.


Módulo 2: Eletrônica Aplicada

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Desenvolver circuitos eletrônicos de interface, captura e tratamento de sinais. Analisar e dimensionar componentes e circuitos eletrônicos específicos.

Ementa

Componentes eletrônicos e funcionalidades. Análise de circuitos eletrônicos. Elementos de um sistema eletrônico de potência. Acionamento de máquinas elétricas. Técnicas de análise e projeto.


Módulo 3: Componentes Eletrônicos de Potência

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Avaliar componentes eletrônicos de potência. Analisar suas características físicas. Aplicar em circuitos básicos.  Realizar ensaios e compreender seu funcionamento.

Ementa

Semicondutores de potência. Cálculo térmico. Características estáticas e dinâmicas de transistores bipolares. MOSFETs. Tiristores. IGBTs. GTOs. Diodos e etc. Circuitos básicos de diodos e tiristores. Elementos de um sistema eletrônico de potência. Análise e comparação entre características e desempenho.


Módulo 4: Fundamentos de Motores Elétricos

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Selecionar motores elétricos para equipamentos industriais. Interpretar suas características e funcionalidades. Prever aplicações  e identificar sua adequação.

Ementa

Tipos de motores suas características de alimentação. Características de partida. Especificações. Exemplos de aplicações e estudos de casos.

 

Módulo 5: Fundamentos de Fontes Chaveadas

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Interpretar o funcionamento das fontes chaveadas. Comparar as diversas estruturas existentes, distinguir as funcionalidades e identificar as partes integrantes.

Ementa

Estruturas básicas de conversores utilizados em fontes chaveadas. Modulação para fontes chaveadas.  Comutação suave. Componentes passivos.

 

Módulo 6: Dissipação Térmica

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Projetar dispositivos de dissipação térmica para circuitos eletrônicos de potência. Analisar o comportamento térmico dos circuitos e componentes eletrônicos de potência e desenvolver dissipadores térmicos.

Ementa

Cálculo da potência dissipada para diodos, transistores, tiristores. Dissipação de calor por convecção, radiação. Comportamento em regime permanente. Comportamento em regime transitório. Cálculo de dissipadores. Fontes de calor distribuídas. Refrigeração forçada.

 

Módulo 7: Conversores I

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Selecionar retificadores e conversores CC/CC para aplicação em equipamentos industriais. Demonstrar suas funcionalidades e distinguir suas características.

Ementa

Topologias de retificadores. Aplicação de retificadores. Características de entrada e saída e o comportamento com carga resistiva e indutiva. Teoria dos conversores CC/CC. Conversores CC/CC a tiristor.

 

Módulo 8: Inversores

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Selecionar inversores para aplicações industriais. Demonstrar suas funcionalidades e distinguir suas características.

Ementa

Teoria dos inversores. Tipos de inversores. Inversores de frequência: fundamentos, harmônicas, aplicações, programação. Inversores a tiristor e a transistor. Tipos de comutação.

 

Módulo 9: Conversores II

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Selecionar conversores para aplicações em equipamentos industriais. Analisar seu comportamento. Demonstrar suas funcionalidades e distinguir suas características.

Ementa

Harmônicos de carga. Conversores duais. Cicloconversores. Fator de deslocamento e fator de potência. Aplicações de conversores.


Módulo 10: Projeto de Fontes Chaveadas

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Projetar fontes chaveadas de alto desempenho. Aplicar métodos específicos na construção de modelos de fontes chaveadas. Simular os modelos. Selecionar circuitos integrados dedicados.

Ementa

Método de inspeção. Método de variáveis de estado. Método da chave PWM. Projeto de controle linear. Circuitos integrados dedicados.

Bibliografia Básica


Módulo 11: Acionamentos de Motores

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Desenvolver acionamentos de motores elétricos para aplicações industriais. Comparar os tipos de acionamento de motores elétricos e suas funcionalidades. Utilizar o controle escalar e vetorial.

Ementa

Introdução aos sistemas de acionamento de motores elétricos. Topologia dos circuitos eletrônicos de acionamento. Controle escalar e vetorial para motores de indução. Estudo de caso.

 

Módulo 12: Controle Digital de Circuitos de Potência

Carga Horária: 30 horas

Objetivo

Avaliar a evolução tecnológica dos circuitos de controle digital.   Comparar desempenhos. Determinar aplicabilidades. Discutir tendências.

Ementa

Controle digital utilizando computador. Controle digital utilizando microprocessadores e microcontroladores. Controle digital utilizando Lógica Digital Programável.  Circuitos integrados dedicados ao controle de motores. Novas tecnologias de controle. Tecnologias avançadas de controle digital para circuitos de potência. Estudo de notas de aplicação.


Receba periódicamente nossa NewsLetter com informações sobre nossos cursos e eventos, clique aqui e faça seu cadastro.


Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar